THOMAS SOTINEL - MARTIN SCORSESE
público - cahiers du cinema
Em trinta anos de carreira e mais de vinte longas-metragens, Martin Scorsese adquiriu o estatuto de grande mestre do cinema norte-americano. É daqueles cineastas que extraem das suas origens uma fonte de inspiração inesgotável. Ítalo-americano, cresce no bairro nova-iorquino de Little Italy, e a sua biografia está por toda a parte nos seus filmes.
Cineasta cinéfilo, alimentado tanto por clássicos do cinema de Hollywood como pelas novas vagas europeias, dá os primeiros passos nos anos 70 e alcança rapidamente o êxito, com Taxi Driver, que revela a riqueza do seu universo e consagra a sua colaboração com Robert De Niro. Desde então, Scorsese realiza os seus filmes sem compromisso artístico nem marginalização - "um filme para mim, um filme para eles", como gosta de dizer -, o que não é comum no seio da industria cinematográfica norte-americana, onde nunca nada é um dado adquirido.
Scorsese explora sem fim a América e a sua História, construída sobre a dor de imigrações sucessivas, com A Idade da Inocência ou Gangs de Nova Iorque, até a The Departed: Entre Inimigos, que revela uma grande violência crítica em relação ao período contemporâneo. Mantém o gosto pelo documentário, ao qual regressa regularmente, em torno da música ou sobre a História do Cinema.
A sua fundação para a preservação do património cinematográfico completa a figura do artista apaixonado, embaixador incansável da Sétima Arte.
público - cahiers du cinema
FILMOGRAFIA - MARTIN SCORSESE
1963 - what´s a nice girl like you doing in a place like this?
1964 - it´s not just you, murray!
1967 - the big shave
1969 - who´s that knocking at my door? // quem bate à minha porta?
em atualização
Comentários
Enviar um comentário