Este é o grande livro de referência, jamais escrito, sobre a vida de Mao Tsé-tung. Foi elaborado depois de uma década de trabalho de pesquisa, e também a partir das entrevistas com muitos dos que mais privaram com Mao na China, mas nunca falaram disso, como com virtualmente todos os que tiveram encontros relevantes com ele fora da China.
É uma biografia cheia de revelações surpreendentes, que estilhaçam o mito da Longa Marcha. Estamos perante um Mao desconhecido, que não era conduzido apenas pelos ideais e pela ideologia. A biografia mostra-nos ainda como a sua relação com Estaline, muito próxima e de grande complexidade, reportando aos anos 20, acaba por o levar ao poder; como foram bem recebidos por ele os japoneses que ocuparam grande parte da China; e como intrigou, envenenou e chantageou para conseguir os seus objectivos. Depois de ter conquistado a China em 1949, o objectivo secreto de Mao era dominar o mundo. Ao perseguir este sonho, fez morrer 38 milhões de pessoas na maior fome da História. Ao todo, mais de 70 milhões de chineses morreram durante o período de governação de Mao - e em tempo de paz.
Combinando um a história meticulosa com o estilo de romance de Cisnes Selvagens esta biografia transforma de imediato a vida de Mao num turbilhão de emoções, à medida que ele, a cada passo, intriga e luta, abrindo caminho à força para as suas decisões impopulares. O leitor entra nas antecâmaras sombrias da corte de Mao, e apercebe-se dos dramas que se desenrolam nos cantos mais obscuros. A personalidade de Mao e o seu inacreditável comportamento em relação às suas mulheres, amantes e filhos são agora tornados públicos.
Bertrand Editora - 2ª edição, janeiro de 2006
Comentários
Enviar um comentário