MARIO VARGAS LLOSA - LITUMA NOS ANDES
Lituma en los Andes
Lituma en los Andes
O aparecimento de Lituma nos Andes implicou, por um lado, o regresso de Vargas Llosa à literatura após um silêncio prolongado, consequência da sua candidatura à presidência do Peru e, por outro lado, a primeira incursão do autor no universo do Planalto peruano, mais concretamente na zona de Cuzco, castigada então pela actividade terrorista do sandero Luminoso e pelas tensões sociais de um mundo ancorado no passado, na falta de instrução e na barbárie que contrastava vivamente com a vontade declarada de modernidade e desenvolvimento, própria das camadas altas da sociedade urbana.
Num acampamento mineiro das montanhas do Peru vivem o cabo Lituma e o seu adjunto Tomás sob a ameaça constante dos guerrilheiros maoístas do Sandero Luminoso e o inexplicável desaparecimento de toda uma série de pessoas. Nesse fundo de mistério e violência, Vargas Llosa penetra na intimidade das personagens principais até conseguir um relato tão dramático quanto intenso que corrobora, mais uma vez, a indiscutível mestria literária daquele que é, sem dúvida nenhuma, um dos melhores romancistas contemporâneos em língua espanhola.
público - julho de 2003
"Saber ler e escrever, vestir casaco e gravata, ter estudado e vivido na cidade, já de nada serve. Só os bruxos são capazes de perceber o que se passa"
Comentários
Enviar um comentário