STEPHEN HAWKING - O UNIVERSO NUMA CASCA DE NOZ
THE UNIVERSE IN A NUTSBELL
gradiva - 1ªedição julho de 2002
in Expresso Curto
Martim Silva - Diretor executivo
14 de Março de 2018
THE UNIVERSE IN A NUTSBELL
gradiva - 1ªedição julho de 2002
Neste seu livro, Hawking transporta-nos à vanguarda da física teórica, onde a verdade é muitas vezes mais estranha do que a ficção, com a finalidade de explicar, em termos acessíveis ao leigo, os princípios que regem o nosso universo.
como muitos outros físicos teóricos, o professor Hawking demanda o «Santo Graal» da ciência - a teoria de tudo o que existe, que é a chave do cosmos. No seu estilo acessível e por vezes divertido, serve-nos de guia enquanto procura desvendar os segredos do universo - da supergravidade à supersimetria, da teoria quântica à teoria M, da holografia à dualidade. Leva-nos aos limites inexplorados da ciência, onde as supercordas e as p-branas talvez encerrem a solução final do mistério. E deixa-nos penetrar nos bastidores de uma das suas mais emocionantes aventuras intelectuais: o projecto de «fundir a teoria da relatividade generalizada de Einstein com a ideia de histórias múltiplas de Feynman numa teoria unificada completa capaz de descrever todos os fenómenos do universo».
in Expresso Curto
Martim Silva - Diretor executivo
14 de Março de 2018
Remember to look up at the stars and not down at your feet
Bom dia, Aos 76 anos, morreu na sua casa em Cambridge, no Reino Unido, um dos mais conceituados e geniais cientistas do planeta. O físico autor de "Breve História do Tempo". O homem que aos 21 anos viu ser-lhe detectada uma doença degenerativa rara (esclerose lateral amiotrófica), com uma esperança de vida de cerca de dois anos, e que sobreviveu mais de meio século depois disso. O cientista que nos habituámos a ver agarrado a uma cadeira de rodas e a comunicar através de um computador. Stephen Hawking. O anúncio foi feito em comunicado pelos seus filhos. O trabalho académico de décadas foi dedicado à busca de respostas sobre o Universo, nomeadamente sobre buracos negros. Ao seu conhecimento e explicação. Mas foi o lançamento de "Breve História do Tempo", nos anos 80, que lhe trouxe fama global. O livro vendeu mais de 10 milhões de cópias. A fama global de Hawking e o reconhecimento generalizado pela sua obra e talento nunca lhe granjearam o Nobel, no entanto. Eis algumas das leituras indispensáveis de hoje sobre a vida de Stephen Hawking: -O The Guardian chama-lhe a mais brilhante estrela do estudo dos astros -O homem que explicou o universo e os buracos negros, afirma o The New York Times. E aqui ficam algumas das mais emblemáticas citações de Hawking: Remember to look up at the stars and not down at your feet My goal is simple. It is a complete understanding of the universe, why it is as it is and why it exists at all Life would be tragic if it weren’t funny We are just an advanced breed of monkeys on a minor planet of a very average star. But we can understand the Universe. That makes us something very special |
Comentários
Enviar um comentário