the war of the world: history's age of hatred
A Guerra do Mundo - Uma Idade Histórica de Ódio
civilização editora - novembro de 2006
A Guerra do Mundo - Uma Idade Histórica de Ódio
Desde os conflitos que levaram à Primeira Guerra Mundial até ao rescaldo da Guerra Fria, o século XX foi o mais sangrento da história. Porque é que o progresso deu lugar ao genocídio? Neste livro, Nial Ferguson apresenta-nos uma nova história do século XX.
Apesar de as guerras entre "grandes potências" terem sido mais frequentes nos séculos anteriores, as duas guerras mundiais são incomparáveis tanto em violência como em destruição. No entanto, elas constituíram apenas dois de muitos conflitos do século XX. O que fez dele um século tão violento? Tendo em conta que durante os passados 100 anos houve um enorme progresso em todas as áreas e que a esperança de vida aumentou, o facto de este ter sido o século mais mortal da história é bastante paradoxal.
Justificar esta violência com o aparecimento das armas de destruição maciça não é suficiente. Mas existe uma explicação para a violência? Esta pode estar relacionada com crises económicas, mas será que o rápido crescimento económico não pode ser tão destabilizador como uma crise económica? Outra teoria defende que este século foi marcado por conflitos sociais, mas será que divisões étnicas não são mais importantes? Outro argumento utilizado é o de que os problemas do século XX foram consequências das ideologias políticas extremas, tal como o comunismo ou o fascismo. E os inúmeros sistemas religiosos que têm implicações políticas?
É sobre estas e outras questões que o autor reflecte nesta obra excepcional e imprescindível.
civilização editora - novembro de 2006
Comentários
Enviar um comentário