X-EVENTS: THE COLLAPSE OF EVERYTHING
lua de papel - 1ª edição outubro de 2012
Todos nós sabemos o que significa ficar algumas horas sem acesso à Internet. Agora imagine os efeitos de uma falha à escala global. Se durasse um dia, seria o caos. Se durasse uma semana poderia provocar o colapso da nossa civilização.
Uma catástrofe desse género não só é possível, como assustadoramente provável - porque a Internet assenta num sistema tecnológico tão complexo como frágil. E basta um erro humano para perdermos o controlo das comunicações digitais.
Quer queiramos quer não, a vida no século XXI depende de uma série de serviços que não controlamos. Como por exemplo a água ou a eletricidade que consumimos. Ou os combustíveis que usamos. O modo como todos esses bens nos chegam à mão assenta numa cadeia hiper-complexa de pessoas e tecnologias. E as probabilidades de entrarem em rutura são muito maiores do que pensamos, como nos prova o cientista JOHN CASTI.
Em Acontecimentos Extremos, o matemático norte-americano desenha-nos 11 cenários possíveis para um colapso. Desde uma pandemia global à destruição do equilíbrio nuclear, passando pela derrocada dos mercados financeiros. São hipóteses muito mais prováveis do que julgamos.
E todas sustentadas por exemplos recentes de colapso eminente (evitados in extremis) e pela ciência das probabilidades.
Acontecimentos Extremos é pois uma arrepiante visão da extrema vulnerabilidade em que se baseia o nosso modo de vida. Como veremos, num mundo cada vez mais complexo, basta abanar para que todo o castelo comece a ruir.
lua de papel - 1ª edição outubro de 2012
Comentários
Enviar um comentário