KARL POPPER - BUSCA INACABADA - AUTOBIOGRAFIA INTELECTUAL

Tendo assistido a duas Guerras Mundiais e ao colapso do comunismo para lá da cortina de ferro, Popper oferece-nos neste livro um relato inultrapassável dos acontecimentos e das ideias que ao longo de décadas mais o influenciaram. Em particular, somos convidados a acompanhar o despertar do seu fascínio pela ciência e pela filosofia.
Dos aspectos da sua vida raramente discutidos noutro lugar ao seu gosto pela música; dos sentimentos desencontrados acerca dos seus antecedentes judaicos ao debate que travou com Wittgenstein e ao incidente, agora lendário, «do atiçador»; do seu relacionamento com um leque notável de figuras ímpares - Heisenberg, Schrodinger, Einstein, Russell... - às reacções por vezes violentas, que as suas teses maiores acabariam por suscitar; eis alguns dos caminhos abertos por esta autobiografia.
Todavia, é como introdução à filosofia popperiana que Busca Inacabada refulge. Graças a uma exposição clara e sucinta das suas ideias centrais, este volume proporciona a leitura ideal para alguém que pela primeira vez aborde a vida e obra de Popper.

esfera do caos - 1ª edição fevereiro de 2008


  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ALEXANDRE ADLER - O RELATÓRIO DA CIA

SIMONE DE BEAUVOIR - O SANGUE DOS OUTROS

RONDO CAMERON - HISTÓRIA ECONÓMICA DO MUNDO

WILL DURANT - BREVE HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO

PEDRO CANAIS - A LENDA DE MARTIM REGOS